novembro 17, 2010

Até o pó

"A copa do mundo FIFA acontece a cada quatro anos e reune as melhores seleções dos duzentos e sete países filiados à FIFA. Socialmente, a copa é responsável por juntar milhões de pessoas torcendo pelo mesmo objetivo: vencer uma partida de futebol.
O Brasil é famoso por ganhar cinco dessas copas e pelo brilhantismo e habilidade dos jogadores com a bola. Tudo isso faz crescer no "peito brasileiro", a cada quatro anos, o orgulho de sua seleção e de seu país, sendo esse patriotismo uma herança da ditadura militar.
Foi, então, nesse período que o povo, bombardeado por diferentes culturas internacionais, foi submetido ao sentimento de inferioridade. E, o governo ditatorial usava o nosso bom futebol para fazer propaganda política e afirmar que, apesar de suas medidas impopulares, ainda assim o Brasil era o melhor pais do mundo.
Sendo assim, quando a copa termina, tendo a nossa seleção ganhado ou não, brasileiros que ainda acreditam no que foi insinuado na ditadura, voltam a maldizer nosso país, batendo no peito para dizer que nossa salvação é só mesmo o futebol.
Contudo, será mesmo isso verdade? Onde fica o nosso vôlei, três vezes campeão mundial? Nosso atletismo, nossa natação, nosso cinema, literatura, nosso solo fértil já esquecido por nós? É hora de acordar o "bicho" nacionalismo e do real patriotismo e aclamar: desta terra eu quero até o pó. "

Demorei mas postei minha redação nota máxima, meu orgulho. Eu realmente estava inspirada nesse dia. Eu estava mais inspirada no primeiro trimestre. Tenho que voltar a ser aquilo.
Eu estou em dúvida quanto à letras. Acho que é muito difícil vocês desconstruir um sonho de tanto tempo e montar um plano B.
Eu não tenho um plano B. Como vou fazer um plano B se ele é escrever e não me sinto segura escrevendo.
Eu sei que leva tempo para aprender a escrever. Isso aqui não é escrever. Isso aqui é uma conversa. Minha com pessoas desconhecidas.
Eu preciso de um sinal. Esse sinal seria passar em física, rs
E eu nem consigo fazer com que as pessoas comentem no meu blog. Talvez porque ele seja pessoal demais?
Ou vocês são um bando de preguiçosos.
Je suis désolé, ok?

2 comentários:

GB disse...

Não comento pq sou preguiçoso mesmo, rs.

Nathália Carvalho disse...

Eles são um bando de preguiçosos! E eu sempre comento tá?! Já te disse como vc decide isso e, honey, esperar um sinal cair do céu? Desculpa, mas acho q não hein. =/