setembro 23, 2011

sense and sensibility (2)


Posso finalmente dizer que li a obra e vi o filme.
Não vou falar muito de razão e sensibilidade porque vocês devem estar de saco cheio. Deve ser o terceiro post sobre a obra de Jane Austen aqui. Só esse mês é o segundo.
Devo confessar que eu demorei muito para perceber o significado do título. Sense (razão) é Elinor e sensibility (sensibilidade) é Marianne. Depois que descobri isso, todas as falas delas fizeram todo o sentido.
Acho que eu não tinha colocado a sinopse pra vocês, né? Aqui vai, em tradução livre do inglês.

" Razão e Sensibilidade, o primeiro dos grandes romances de Jane Austen, é um retrato de duas irmãs muito diferentes. Elinor é prática e disciplinada, Marianne caprichosa e emocional, mesmo assim elas compartilham um antecedente familiar problemático e pobre, e as duas precisam lutar para conquistar a felicidade que tanto merecem. Contra elas estão forças de uma sociedade onde homens e a masculinidade predominam; Elinor e Marianne precisam encontrar o equilíbrio entre suas necessidades emocionais e a dura realidade financeira que as cercam. Razão e Sensibilidade é uma crônica de infortúnios romances, narrado com ironia e com um olhar critico para a hipocrisia. Um poderoso drama sobre a família e sobre amadurecer, o romance é ao mesmo tempo uma sutil comédia sobre costumes e uma elitrizante crítica a sociedade do começo do século dezenove." 

Apesar de eu ter viajado no inglês desse livro, me perdi em várias partes, eu adorei. Eu já conhecia a história, então eu prestava mais atenção nas partes que eu mais tinha gostado do filme. 

Eu ia colocar um link de download do filme aqui, mas o 4shared tá me trollando...

Nenhum comentário: