setembro 22, 2010

Antes de tudo: humanos.

"Herói, seja ele homem ou mulher, talvez seja a personagem mais mitificada através dos tempos. 
Desde a antiguidade clássica passamos por vários tipos de heróis, que mudam junto com a sociedade. Existe o herói clássico, como o grego Aquiles, aquele que morre por sua pátria; o herói moderno e contemporâneo, que surge como contraposição ao herói clássico; ou o herói que cada um de nós escolhemos como o máximo da personificação: eles podem ser pessoas reais ou personagens. 
Sendo pessoas reais, algumas são lembradas pelos seus atos, como Zumbi dos Palmares, herói dos negros. Mas, conforme adentramos na contemporâniedade, a pressão sobre esses heróis cresce. São esperados ainda atos grandiosos e uma conduta ética e quando cometem algum erro, desde o mínimo erro, são martirizados por nós e principalmente pela mídia, que em algum momento da trajetória do herói, já o engrandeceu. 
Já os heróis personagens são criados por pessoas comuns, autores que atríbuem caracteristicas fantasiosas ou atraentes. Esse herói não precisa ser ético, como a heroína da trilogia de Stieg Larsson, Lisbeth Salander. 
O herói real ou personagem nos conquistam justamente por serem o que não somos ou o que não temos coragem de ser. Daí vem a necessidade de crer em heróis, dando-nos esperança e segurança. 
No entanto, crer tanto pode ter resultados catastróficos. Muitas vezes perdemos nossa identidade venerando outros. Precisamos lembrar que por mais super-humanos, os heróis são antes, humanos."


Eu não sei se gostei dessa redação. É para português e o tema era "A necessidade de crer em heróis". Demorei um pouquinho para engatar na ideia. Acho que tem alguns errinhos. 
Será mesmo que eles são humanos? pelo menos os heróis modernos, pq os clássicos eram semi deuses.  Eu nunca mais vou produzir uma redação de 1,0 pt. :( assim como eu não gabaritei sociologia. São coisas únicas. Acho que perdi minha redação nota máxima :( 
Deve estar em alguma pasta.  Poxa, eu não sei por quê mas nunca recebi muitas notas máximas em redações.

Um comentário:

isadora disse...

sabe que de alguma maneira, enquanto lia teu texto, eu vagamente concordava com ele, como se eu pudesse ter escrito ele? é estranho como as vezes acho que a gente está em sintonia mesmo sem combinar-mos muito.