agosto 18, 2012

Como fazer: marcador de página


Meu aniversário é daqui a oito dias e eu estou organizando a festa desde o início do mês – muita ansiedade! É claro que será uma festa simples, pros mais chegados, mas eu não posso evitar pensar e organizar com antecedência os mínimos detalhes. E, acredite, se meu orçamento fosse maior, eu teria dado a louca no Saara.
                Eu procurei algumas imagens de decoração na internet, algumas receitas de cupcakes, drinks e fiquei apaixonada pela decoração de coruja! Veja aqui.  Eu sabia que seria difícil encontrar esse tipo de decoração aqui no Rio, pelo menos as que eu pudesse comprar. E fiquei frustrada; poxa vida, estou numa onda corujas.   
                Então, eu encontrei esse marca página de coruja e meu tico e teco começou a funcionar: eu poderia fazer e dar de lembrança!  E mais: e pode virar um post (tudo agora pode virar um post, vê se pode?).  
Ele é super fácil de fazer! Foi chatinho para mim porque fiz uns 40 e me levou uma tarde e uma manhã inteira.  
                Comprei o material na Casa Cruz do centro da cidade: duas cartolinas um pouco mais grossas, com 180 de gramatura, nas cores vermelho e azul marinho e uma folha florida – parecida com essas de presente – que só encontrei lá. O resto eu tinha em casa. Cada cartolina custou três reais e pouquinho e a folha, segundo o caixa, custou seis reais (eu ainda não acredito).  Para o molde, eu usei um marca página da saraiva – sempre pego lá mesmo não comprando nada – e para o detalhe principal, imprimi corujinhas aqui em casa mesmo.

Vamos lá?
                Você vai precisar de:
ü  Uma base resistente, pode ser a cartolina que citei, dependendo, também, da quantidade que for fazer escolha outro material. Vi também de tecido, mas patchwork não é pra mim;
ü  Tesouras;
ü  Cola isopor, que não enruga papel!
ü  Um material para os detalhes. Usei a folha estampada e duas folhas cinza, dessas especiais para trabalhos de recortar, que você encontra em qualquer papelaria; custou uns oito reais o pacote;
ü  Linha de costura. Cor de sua preferência;
ü  Um lápis.




 Como as cartolinas eram um pouco grandes e como eu queria metade de uma cor, cortei-as ao meio para facilitar o manuseio. Feito isso, desenhei com o molde até preencher toda a metade da cartolina; no total, foram vinte bases de cada cor.  Recorte e arredonde as pontas, se quiser. Para arredondar, eu usei a tesoura de unha arredondada – ajudou muito, principalmente para mim que não faço ideia de como cortar redondo igualzinho. Resultado: cada borda tem sua particularidade hahah



detalhe da folha estampada
Para o detalhe inferior, usei a folha estampada e a cinza, tirei o molde de um dos lados, de modo que quando recortasse, ficasse igual a um envelope. Veja se os dois lados estão igualados e cole e retire o excesso. 


Para o detalhe superior, peguei as sobras do mesmo papel, dobrei ao meio e cortei redondinho – mais para oval no meu caso. 



Ainda no detalhe superior, fiz um furo com furador de papel, para passar a linha. Designei essa tarefa para minha mamãe, que foi mais eficiente em achar o meio.  Cortei um pedaço de linha, dobrei ao meio e passei pelo furo, fazendo um nó e outro nó na ponta da linha para não soltar.
A última coisa é colar o detalhe do meio.


Lembrando que eu fiz do jeito que eu queria, você pode fazer de qualquer outro jeito. Dei apenas o salto inicial para a sua imaginação. O meu ficou bem simples e segundo mamãe, eu seria despedida pela falta de padrão na hora de recortar. 

Papai disso que dar lembrança é coisa de festa infantil.
Só porque vou fazer vinte quer dizer que minha criatividade morreu? Vamos incentivar a leitura e salvar as lombadas!
Casamentos dão lembranças...
Desculpe-me pelas fotos de má qualidade. Esses tempos estão com os dias contados! Minha Nikon está chegando *-*
Isso porque não estou dando um kit de pintura. Não é uma má ideia, afinal, através do seu desenho pode-se aprender muito sobre sua personalidade. Existe até uma matéria em artes que envolve psicologia. Por exemplo, pelos meus desenhos, eu vejo claramente que sou uma pessoa sistemática. Isso porque todos eles possuem formas geométricas e raramente misturo as tintas, tento fazer isso forçadamente, o que demonstra minha vontade de sair do normal. Mas uma vez fiz isso e arruinei o quadro todo.  Isso apenas reforça a verdade, porque vejam só, até ordem para lavar louça eu tenho.
É isso.
Bijous. 

10 comentários:

isadora disse...

OMG CECI, AGORA ESTOU ANSIOSA PRA IR PRA VER ELES PESSOALMENTE HHAHAHAHHAHAHA :DD

Amanda Frutuoso disse...

OH GOSH! Que liiiiiindos! JÁ POSSO FICAR IMPRESSIONADA DIANTE TANTA FOFURA? *O*
São bem mais belos que muitos marcadores que você ganha por ai, e são bem práticos também! Dá pra deixar do jeito que você deseja, e ficou lindo demais, rs.
Adorei! Parabéns pelo tuto ;)
beijos.
Amanda - Doce Diário

Maria Eduarda {@mariaeduardamichael} disse...

oi querida,
olha, ficaram bem bonitos. Deve dar um pouco de trabalho, mas vale a pena :D
boa semana
;*

dudsparrow.blogspot.com

Priscilla Faustino disse...

Ficou super fofo os marcadores! É uma ótima ideia, vou fazer alguns pra mim também!

Bjinho,
Pri.

Paloma Viricio disse...

Adorei o tutorial! Sempre fiz marcadores. Esses ficaram muito fofinhos e originais! Parabéns.
Beijocas!
http://palomaviricio.blogspot.com.br

Nina disse...

Achei lindo demais esses marcadores teus. Também adoro a sabedoria que a coruja representa. Eu trabalho na livraria Saraiva. Fiquei contente de você usar o marcador de lá como base. Está excelente!
Tentarei fazer aqui em casa.
Abraços!

July Gomes disse...

Que show! Tem que fazer a festa do seu jeito mesmo. Fiquei frustrada no meu casamento pq meu marido achou infantil colocar musica dos cavaleiros dos zodiacos, mas o restante foi bom.E nos meus 30 anos quero fazer uma festa tbm.^^

Bird disse...

ficaram lindos,Cecília!
e são fáceis de fazer... vou tentar aqui *-*

btw,feliz aniversário
por Blog Abs ~

Victor disse...

Desde novo sou incapaz de me esquecer do dia do seu aniversário, mas andei tão ocupado ultimamente que nem pude falar nada. Parabéns, Cecília. Desejo tudo de melhor a você.

Nathália Carvalho disse...

hEYYYYY, eu não ganhei!!! quero um.. :(