novembro 18, 2012

Histeria


Recentemente vi o filme “Hysteria”, de Tanya Wexler (que não dirigiu nada de muito importante). O filme conta a história, nada glamorosa e erótica, da invenção do vibrador. Vi falando desse filme na TV, não lembro em que programa, e achei interessante e resolvi baixa-lo.  
Em meados de 1873, o recém-formado médico Mortimer Granville possui ideias um tanto inovadoras para a época, como, por exemplo, germes existem e por isso deve-se trocar as ataduras sempre; tratamento com sanguessugas? Só se você quiser matar o paciente. Mas é claro que nenhum médico retrógrado e conservador irá dar credibilidade a um jovem médico com ideias revolucionárias.  Mortimer encontra-se desempregado.
Ele sai à procura de emprego e acaba encontrando num consultório particular, que atende exclusivamente mulheres que sofrem de uma doença chamada histeria.
Entende-se por histéricas, mulheres com os nervos exaltados, nervosas, agressivas, insatisfeitas, ansiosas e com pensamentos profanos. O tratamento? “Banhos mornos, banhos gelados, jatos de água, hipnose e até passeio a cavalo.” Porém, o Dr. Dalrymple, médico experiente na área, prefere uma abordagem mais direta: a massagem na vulva.
E, é claro que as mulheres, depois desse “tratamento” sentiam-se muito melhores, livres de pensamentos indiscretos e mais calmas. E as reações dessa massagem, como a verbalização, respiração ofegante, pele ruborizada e tensão, seriam uma resposta involuntária e normal ao tratamento. A explicação é essa: “Receio que a estimulação externa faça uma reação de dor e prazer, dando início a este paroxismo histérico e colocando o útero de volta, em sua posição normal. O órgão feminino é como sabe, incapaz de experimentar qualquer sensação de prazer, sem de fato, a penetração do órgão masculino.”. Em casos mais sérios de histeria, seria preciso internar a mulher e até a castração. Parece hilário, mas acredito que tenha sido esse o pensamento da época. 



Agora, imagine um jovem e bonito médico massageando vulvas de senhoras insatisfeitas. Imaginou? Bem, é isso mesmo o que acontece: a clientela aumenta; mais mulheres, mais massagens e uma tendinite na mão do Dr. Mortimer.  
É aí que segurando um espanador elétrico, inventado por seu amigo, Edmund St. John-Smythe, tem a ideia de que esse invento teria mais sucesso se usado de outra forma. Foi segurando-o ligado e experimentando uma sensação de calafrios que percorreram seu corpo, que o espanador teria mais sucesso se usado em senhoras que sofriam de histeria, se usado para massagear a vulva. Uma grande revolução na área médica, é claro!

Paralelo à história da criação do vibrador, há a história da filha mais velha do Dr. Dalrymple. Charlotte Dalrymple é uma feminista ferrenha com pensamentos socialista, mantendo um abrigo para os pobres, desafiando o pai e, claro, diagnosticada com histeria. Ela pensa que o tratamento usado pelo pai e o pensamento da época não passavam de bobagens. Para ela, basta conversar com as pacientes para descobrir a real causa da insatisfação: são ignoradas pelo marido e sexualmente insatisfeitas.  

E como não podia faltar num filme, Dr. Mortimer e Charlotte se conhecem, se amam e fim.  É com a ajuda dos pensamentos feministas de Charlotte que Dr. Mortimer consegue entender melhor a tal histeria feminina, chegando à conclusão de sua inexistência. E, sua invenção acaba se popularizando com o maior emprego da eletricidade para fins domésticos e são inventados, a partir daí, diversos modelos de vibradores para o uso domestico. 

Acho que o ponto mais alto do filme e da invenção do vibrador seja a afirmação da mulher e a sua libertação sexual. A luta pelo voto, por exemplo, teve início na mesma época.
Li uma crítica do O Globo dizendo que o filme era chato e em época de 50 Tons de Cinza, era um filme entediante, com nenhum pornô soft como esperado e um romancezinho. Não sei o que outros críticos acharam, mas acho que tentar comparar o filme à literatura vazia (baseio minha opinião nas resenhas que li sobre o livro de E. L. James) não é certo. Eu não vi o filme esperando um pornô soft, muito pelo contrário; eu já sabia que se tratava de um filme leve, bem humorado. E, enquanto assistia, percebi que se tratava mais da libertação sexual feminina do que de mulheres experimentando o vibrador e proporcionando cenas de prazer.  
Uma banana para o crítico idiota.

Depois de ler o que uma amiga postou no facebook, descobri-me como feminista.

"A idéia de ter um filho homem era como a esperança de desforra de sua impotência passada. Um homem, pelo menos, é livre; pode percorrer as paixões e outros países, atravessar os obstáculos, buscar os prazeres mais distantes. Mas uma mulher está sempre presa. Inerte e flexível ao mesmo tempo, têm contra si as fraquezas da carne e as imposições da lei. Sua vontade, como o véu da cabeça, estremece a todos os ventos, há sempre um desejo que atrai e uma convenção que a impede."
(Gustave Flaubert) 

Se feminismo é isso, é lutar contra as fraquezas da carne, imposições da lei ou da moral, eu concordo veementemente. Não tem nada mais horripilante do que não poder ser livre mesmo tendo toda a liberdade.  
Eu quero ser livre para não querer pentear o cabelo, não sair do pijama, não depilar a perna, não querer sair numa sexta à noite, cortar o cabelo curtinho, não fazer as unhas e deixar o esmalte descascar até não poder mais e também quero ser livre para mudar de ideia e de gosto e fazer tudo ao contrário do que eu disse antes. Quero olhar para o amor racionalmente, quero viver o amor dolorosamente apaixonada, quero ser a mulher que eu quiser.  
Sei também, que em muitos casos, a luta pelos direitos da mulher é totalmente diferente da minha. Eu vivo numa sociedade que se diz igualitária e ás vezes esqueço que há mulheres passando por situações que eu nunca tive que passar, mas que lutam e vivenciam isso diariamente. 
É chato chegar a conclusão de que tudo o que foi conquistado até agora não foi o mesmo para todo mundo.
Isto aqui é só uma parte da história. 
           

2 comentários:

Unknown disse...

Nunca tinha ouvido falar no filme, fiquei com vontade de assistir, parece interessante..
Beijinhos

Am
http://www.vinteepoucos.com.br/

Paloma Viricio disse...

Muito interessante, Ceci! Não conhecia esse filme e gostaria muito de ver. Realmente em épocas antigas o sexo carregava muitoooo mais tabu do que agora e esse filme é um marco. As mulheres dificilmente tinham prazer com os homens que no geral achavam elas apenas como um símbolo de reprodução, a mucama e etc. Vi outro filme em que a mulher reclamava da mesma insatisfação. È sempre bom ver a libertação das mulheres na sociedade. São lutas que foram e ainda continuam.
Beijos!
Paloma Viricio- Jornalismo na Alma