setembro 17, 2010

Hobbes e Saramago

Uma interpretação Hobbesiana do livro Ensaio sobre a Cegueira

"Este trabalho tem como objetivo explicar a obra de Saramago, Ensaio sobre a Cegueira, através da teoria hobbesiana da criação da sociedade civil.
No livro Ensaio sobre a Cegueira uma estranha cegueira branca atinge toda a população de uma cidade. No começo, do que eles chamaram de doença branca, os “contaminados” são levados para um alojamento, e lá são mantidos sob controle e excluídos do mundo exterior. Conforme passam os dias mais eles são negligenciados pelo governo, deixando-os a própria sorte.
É importante lembrar que apenas uma mulher permanece imune a cegueira branca.
Saramago diz que a cegueira branca não é uma cegueira normal, ela é o resultado da nossa falta de compreensão do mundo; somos incapazes de enxergar o outro e respeitá-lo na sua diferença, por isso somos cegos.
Essa falta de compreensão torna-se clara quando um grupo de “cegos” começa a dominar a distribuição de comida dentro desse alojamento. Em troca de comida, primeiro, deveriam dar suas jóias ou algo de valor. Depois, foi exigido que as mulheres vendessem seu corpo.
É a partir daí que a única que consegue ainda ver, resolve tomar uma decisão e como consequência a guerra pela sobrevivência atenua-se.
Quando eles saem do alojamento deparam-se com uma cidade esquecida, tomada pela cegueira branca e nenhuma força de poder aparente. Estão todos a mercê da sorte, custe o que custar para sobreviver.
Analisando agora a teoria de Hobbes, que acreditava que na natureza o homem era um selvagem, que vivia livre, sem a restrição de leis, sem se preocupar com certo/errado, justo/injusto, vigorando apenas a “lei dos mais fortes”; levando-os ao caos, à guerra de todos contra todos.
Para sobreviver, o homem elege um governante através do contrato social, onde todos seriam iguais perante as leis, originando o que conhecemos por sociedade civil. Portanto, esse governante deveria usufruir ao máximo de seu poder, governando através do medo, pois só assim conseguiria frear os instintos naturais do homem, que no seu estado de natureza é mau.
Pode-se perceber que é isso o que acontece no livro. Dentro do alojamento e fora, sem a presença do governante, governava “a lei dos mais fortes”; o homem voltara ao seu Estado de Natureza.
Ao escrever o livro, Saramago admite que ao perder a visão o que surge é a violência, a extorsão, a tortura, o domínio de um pelo outro, a exploração. Ou seja, uma cidade que retrocede ao instinto."


Eu espero conseguir uma boa nota nesse trabalho... Acho que a professora não gosta muito das minhas respostas .-. E eu nem precisei me esforçar muito para concluir esse trabalho. Provavelmente a teoria de Hobbes não está explicitamente explicada.  ou seja, merde. Percebe como eu estou me sabotando? e ainda nem entreguei o trabalho.  Deveria colocar um copyright aqui. Não tem como me copiarem... eu tenho rascunho e a data do post como prova...  Estou muito ociosa. E a internet também...  Vida cruel.  Acho que Saramago não ia gostar das centenas de pseudofãs que surgiram depois que ele desapareceu, ou morreu, como queiram. Nem Michael Jackson. Ou Elvis.  Mas é verdade que basta morrer para entrar para a história, como Getúlio. Ou para ser lembrado. A verdade mesmo é que o capitalismo vê uma oportunidade em tudo. O monstro do capital. Imaginem o Godzilla.  
Estou a meia hora tentando escrever um e-mail, mas a página não carrega. arg  
Nem the sims tem a mesma graça.  Acho que nada mais tem a mesma graça. Até acho que a vida é um rio. Você nunca banha-se duas vezes na mesma água. Concordo com Hobbes. O homem é mau. Eu sou mau?  
Vai ter um concurso de poesias no colégio. Tema: amor.   
No ínicio da minha vida literária, onde eu idolatrava Cecília Meireles, eu queria ser poetisa. Eu gostava do meu nome por ela. Bem verdade que eu não gostava de Cecília por não ser comum... eu queria era Mariana ou esses derivados comuns. Agora Cecília me cai bem. E odeio encontrar outra pessoa com meu nome. Cecílias falecidas não me causam revolta. Cecília e PAM. Até meu professor de Math amou uma Cecília.  
Cecília quer dizer cega em grego. Sou cega como incrimina Saramago? Ou sou cega que chego a ser tola. A verdade mesmo é que sou cega. Será que cegos escrevem poemas de amor?